contato@medig.com.br
(16) 3632-0239
Institucional
Telerradiologia
Gestão
Ensino
Casos Clínicos
Especialistas
Notícias
Contato
Especialização Médica em Radiologia e Ultrassom. Inscrições até 13/01/2020.
Inscreva-se já
Dr. Mauro Brandão fala sobre a importância do médico radiologista na medicina.
Qual a diferença entre Especialização Médica, Aperfeiçoamento Médico e Estágio Médico?  
Especialização médica é o nome dado aos cursos médicos que tem por objetivo conferir a capacidade de especialista em determinadas áreas da medicina para médicos já formados. O termo aperfeiçoamento é utilizado para as especializações médicas na área de radiologia e diagnóstico por imagem (RDI) reconhecidas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), portanto tem significado de igualdade com os serviços de residência credenciados pelo MEC, junto a AMB e ao CBR. O termo estágio na área de RDI é utilizado para as especializações médicas não credenciadas no CBR ou MEC. Lembramos que o principal critério para inscrição na prova anual de título da AMB é ter cursado residência reconhecida pelo MEC (3 anos), aperfeiçoamento reconhecido pelo CBR (3 anos) ou comprovar ter exercido a prática da radiologia por 6 (seis) anos com carta assinada por 3 (três) membros titulares do CBR.
Especialização/Aperfeiçoamento Médico credenciado e qualificado.
Cursos de Especialização/Aperfeiçoamento Médico credenciados pelo CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia.
Cursos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 3 anos.
Curso de Ultrassonografia: 2 anos.
Fellowship (Nível 4): 1 ano.
Com acesso à prova de especialista da AMB - Associação Médica Brasileira.
Ministrados por equipe de radiologistas com titulações acadêmicas e que forma radiologistas há mais de 20 anos.
Especialização / Aperfeiçoamento Médico com possibilidade de estágio em Portugal.
Ver Mais
Conheça os centros de diagnósticos por imagem onde você vai se especializar.
?
?
Documenta - Centro Avançado de Diagnóstico por imagem
A Especialização/Aperfeiçoamento Médico em radiologia e diagnóstico por imagem da Documenta é reconhecido nacionalmente, recebendo médicos de todo o país. É um dos maiores grupos de serviços de diagnóstico por imagem do estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, possui 4 unidades, sendo uma delas anexa ao Hospital São Francisco, que faz parte de um dos maiores grupos de saúde do estado de São Paulo. Além de especialização médica, oferece Residência Biomédica, a primeira na categoria do interior do estado de São Paulo.
MED - Medicina Diagnóstica
É um dos centros de diagnóstico por Imagem mais inovadores de Ribeirão Preto. Se destaca por sua tecnologia atual, equipe médica de especialistas reconhecidos e seu pioneirismo em trazer para Ribeirão Preto, um centro de excelência médica, equipamentos de ponta e exames inovadores como angiotomografia das coronárias, elastografia hepática e Tomografia TCDE - Tomografia Computadorizada de Dupla Energia. Uma de suas unidades está anexa ao Hospital São Lucas, um dos maiores hospitais da cidade, que possui certificação internacional de qualidade.
Ser Imagem - Centro de Diagnóstico
Com especialização em ultrassonografia, o centro de diagnóstico por Imagem localizado na cidade de Sertãozinho, cidade a 15 minutos de Ribeirão Preto. No centro, atuam importantes especialistas de Ribeirão Preto. Conta com 2 unidades, uma delas dedicada à saúde da mulher. Está anexa ao Hospital Santa Casa.
Conheça com que equipe médica você vai se especializar.
Corpo docente
Inscreva-se. Única prova para concorrer a vagas nos três centros de diagnóstico por imagem.
Inscrever-se
Premiações
Os alunos de Especialização/Aperfeiçoamento Médico dos centros de diagnóstico por imagem da Documenta e da Med - Medicina Diagnóstica estão entre os primeiros colocados em importantes encontros como o Clube Manuel de Abreu e o Curso de Atualização em Imagem Prof. Dr. Feres Secaf, promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia.
Clique e confira
Notícias
?
?
Clube Manoel de Abreu de Campinas
Agora foi a vez de Campinas receber o Clube Manoel de Abreu da Sociedade Paulista de Radiologia.
Clube Manoel de Abreu de Araçatuba
Os alunos e residentes da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras do Centro RDI de Ensino / MEDIG - Soluções e Ensino em Diagnóstico por Imagem, também marcaram presença no renomado Clube Manoel de Abreu de Araçatuba - 2019.
Congresso Argentino de Diagnóstico por Imagem de 2019
Congresso Argentino de Diagnóstico por Imagem de 2019, que ocorreu de 22 a 24 de agosto em Buenos Aires
Experiência olímpica
O médico especialista e coordenador dos cursos de Tomografia e ressonância Magnética ministrados na Medig - Ensino, Dr. Mauro Brandão, foi um dos profissionais convidados para atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, integrando uma equipe de radiologia especializada em lesões de músculo e articulações. A seguir parte da matéria sobre as Olimpíadas feita pela Competir, revista especializado em esporte, sobre a participação do médico no evento. "Em competições como essa, um bom diagnóstico é imprescindível. Os convocados para as Olimpíadas são os que chamamos de atletas de alta performance - e eles, seus médicos e patrocinadores não admitem margem de erro. Por isso os exames de ressonância magnética, ultrassonografia e radiografias foram executados e interpretados por radiologistas especialista em lesões do esporte. Foi uma experiência extremamente enriquecedora do ponto de vista profissional", diz o especialista. Embora alguns atletas estivessem acompanhados por médicos de seus países e até mesmo treinadores e fisioterapeutas, muitos desses profissionais não possuem o mesmo entendimento de interpretação de exames como têm para o tratamento dos esportistas. "A decisão de retirar ou incluir o atleta em uma competição é de responsabilidade do seu médico, mas em muito influenciada pela opinião do radiologista. Um erro de interpretação de um exame pode custar anos de preparação para alguns e muito dinheiro para outros. Pode retirar equivocadamente um atleta apto de uma competição ou fazê-lo atuar sem as suas reais condições, o que pode agravar a lesão", explica Dr. Mauro. De acordo com o especialista, foram atendidas várias situações marcantes. É o caso de uma atleta do leste europeu, bem ranqueada em sua modalidade esportiva, que foi cortada antes de sua estreia nas Olimpíadas devido a um rompimento em um músculo crucial para o seu desempenho. E a equipe de radiologistas dos Jogos também contribuiu para o ouro do Brasil no vôlei, motivo de orgulho para todos os brasileiros. Conforme conta o especialista, "um jogador de vôlei do Brasil, ao se lesionar antes do inicio da competição, só não foi cortado porque na nossa interpretação, verificamos que a sua lesão teria um potencial de cicatrização, permitindo ao atleta estar apto para atuar nos três últimos jogos, caso a seleção avançasse. De fato a sua atuação no final da competição foi crucial para conseguirmos o ouro. Valeu a pena participar disso tudo", finaliza especialista e médico responsável pelos cursos de Ressonância magnética e Tomografia ministrados na Medig - Ensino.
Primeira residência biomédica em diagnóstico por imagem do interior de SP
O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem - Documenta abriu, em 2016, a primeira residência biomédica em diagnóstico por imagem do interior do estado do estado de São Paulo. A residência biomédica tem à disposição toda a infraestrutura da Medig, tanto para o ensino teórico como para o ensino prático e passa a ser a grande dica para os profissionais que desejam se atualizar ou ampliar sua área de atuação para ocuparem seu espaço num mercado onde a produção científica e evolução tecnológica se renovam constantemente. A Documenta possui sete unidades, as escolhidas para a residência biomédica, que ficam anexas a importantes hospitais da cidade de Ribeirão Preto e seus equipamentos, assim como os de seus parceiros, são de alta qualificação técnica e envolvem praticamente todos os métodos de imagem disponíveis atualmente para os diagnósticos médicos. "Os residentes aprendem a utilizar softwares de diferentes marcas de Tomógrafo e Ressonância Magnética, todos instalados em unidades anexas a hospitais, permitindo que o residente biomédico também possa atuar no ambiente hospitalar e nas práticas de emergência utilizando as diversas tecnologias disponíveis. Essa diversidade é essencial para preparar um profissional completo e apto para ocupar uma vaga nos centros de diagnóstico por imagem", relata o Dr. Lucas Giansante Abud, CRM-SP 117 442, médico responsável pela residência biomédica.
Prática hospitalar com acesso às normas de acreditação
Para os capacitandos em residência biomédica e aperfeiçoamento a Medig - Ensino proporciona a oportunidade de se vivenciar a rotina em centros de diagnóstico por imagem com práticas hospitalares. É possível acompanhar, por exemplo, exames realizados com anestesia, procedimento mais complexo, que, além de acrescentar na formação do capacitando, também pode ser um diferencial na sua experiência quando este estiver buscando uma vaga no mercado de trabalho. Também é possível vivenciar as normas de segurança de um centro de diagnóstico por imagem certificado pela ONA - Organização Nacional de Saúde. A Documenta - Hospital São Francisco é o primeiro serviço na área de diagnóstico por imagem do estado de São Paulo e a nono do país a receber a certificação Acreditado Pleno. A certificação visa garantir a segurança do paciente tanto no seu atendimento e como durante os procedimentos. Atualmente o Hospital já é "Acreditado com Excelência" o nível máximo da a importante certificação. A vivência dessas normas é mais um diferencial para quem busca seu espaço num mercado tão renovador quanto competitivo.
Estágios oficiais em Portugal para todos os médicos em especialização
A partir de 2019 os aperfeiçoandos da Medig - Ensino terão ao longo de sua formação a oportunidade de estágios oficiais.
Clube Manoel de Abreu São José do Rio Preto
Os alunos e residentes da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras da Medig - Ensino, marcaram presença no Clube Manoel de Abreu, agora na cidade de São José do Rio Preto. O município é conhecido pela sua tradição cultural, como artesanato, teatro, música e esporte. Neste evento que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de Março de 2019 o caso que representou a Medig - Ensino foi apresentado pela Dra Denise Fabri Engracia Mello, do terceiro ano de especialização da Documenta: Aneurisma de Rasmussen. Trata-se de um pseudoaneurisma da artéria pulmonar secundário a tuberculose pulmonar, sendo um fenômeno raro, com incidência maior em adultos jovens e homens. A particularidade do caso é que os exames de imagem mostraram o aspecto típico da doença: o sinal do crescente aéreo, que é uma coleção de ar em forma de crescente que separa a parede da cavidade de uma massa interna, além de ser um nódulo com realce intenso após a administração de contraste. Portanto destacamos a importância do reconhecimento imediato do aneurisma de Rasmussen, já que em 85% dos casos descritos na literatura, o diagnóstico é feito tardiamente, com o paciente em instabilidade hemodinâmica, impedindo a escolha de modalidades investigativas e abordagens terapêuticas comuns, como a embolização urgente da artéria pulmonar, ocasionado em mau prognóstico. Com a apresentação deste caso a Documenta e Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez foram muito bem representadas neste importante encontro que tem por objetivos a troca de conhecimento, a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Além disso, a Dra Denise Fabri Engraçia Mello foi premiada com passagem e hospedagem para participar do Congresso Argentino de Radiologia.
Premiada pela segunda vez em evento do Curso de Atualização Dr. Feres Secaf
A Documenta, parceira na Medig - Ensino, foi premiada nas duas últimas edições do Curso de Atualização em Imagem da SPR (Prof. Dr. Feres Secaf) , promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia. O evento tem por objetivo promover a educação e o congraçamento de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos. No Encontro de 2016, o caso apresentado pelo, então, aperfeiçoando da Documenta Dr. Rodolfo Mendes Queiroz ficou em terceiro lugar. O caso clínico é de uma doença rara, com poucas citações bibliográficas, que acomete crianças: a Osteomielite crônica multifocal. Como prêmio o médico recebeu passagem e hospedagem para expor seu trabalho no Congresso Chileno de Radiologia 2016, em Santiago, Chile, evento promovido pela Sociedad Chilena de Radiologia (SOCHRADI). O médico lembra, "A área de pesquisa é, para mim, a de maior interesse, por isso faço questão de frisar a importância dos meus orientadores e do conteúdo fornecido pela Documenta para o avanço e a conclusão dos meus trabalhos". O encontro de 2016 ocorreu com moderação dos Drs. Hugo Guerra, convidado especial da Argentina e Dr. Nelson Caserta. No Encontro mais recente, aconteceu no dia 31 de julho 2017, no Teatro do Maksoud Plaza Hotel, com moderação dos Drs. Hugo Guerra, convidado especial da Argentina e Nelson Caserta, a, então aperfeiçoanda da Documenta, Dra. Marcela Andreetta Hypólitho ficou em primeiro lugar, - recebendo como prêmio uma passagem e hospedagem para apresentar seu caso clínico no evento CADI, em Buenos Aires, Argentina. A médica fala sobre o caso. "Trata-se de um caso raro linfoma folicular com acometimento primário da mama com disseminação para pulmão e subcutâneo. A paciente admitida em nosso serviço no ano de 2009 para fazer seus exames de rotina anuais (mamografia) com alterações descritas anualmente. Em 2015 apresenta "falta de ar" ao caminhar pequenas distâncias. Foram realizados outros exames para diagnóstico definitivo e conduta. A paciente ainda permanece acompanhando suas alterações em nosso serviço". A cada ano que passa a Documenta, parceira na Medig - Ensino, vem se destacando na área de educação. Caso clínico Documenta premiado em terceiro lugar em 2016 Autor: Rodolfo Mendes Queiroz Orientadores: Mauro José Brandão da Costa, Claudio Benedini Laguna e Rafael Gouvêa Gomes de Oliveira. Conheça o caso premiado: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302017000400303&lng=en&tlng=en Serviços convidados para o do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem de 2016: HC-FMUSP (Dr. Reginaldo Marques Filho), Santa Casa de São Paulo (Dr. Augusto Lio da Mota Gonçalves Filho), FCM - Unicamp (Dra. Ana Paula de Lima), UNESP - Botucatu (Dra. Isabel Curcio Felix Louza), Documenta - Ribeirão Preto (Dr. Rodolfo Mendes Queiroz), Medimagem (Dr. Fernando Reis Martins), FAMERP – São José do Rio Preto (Dra. Paula Nardocci), EPM - Unifesp (Dr. Fernando Mansano Rodrigues), Hospital Sírio-Libanês (Dra. Tassia Soraya Araújo Paixão), Hospital Heliópolis (Dr. Felipe Camargo de Carvalho), Hospital Israelita Albert Einstein (Dr. Daniel Calich Luz), Hospital do Servidor Público Estadual (Dr. Rodrigo Valadão Negri), Hospital A. C. Camargo (Dra. Rayssa Araruna Bezerra de Melo) e FMUSP-Ribeirão Preto (Dr. Rafael Kiyuze de Freitas). Além deles, serão apresentados casos da Associação Colombiana de Radiologia - ACR - (Dra. Lina Maria Vasquez Cordona) e da Sociedade Chilena de Radiologia - SOCHRADI - (Dras. Maria Alejandra Loyola Muñoz e Catalina Rodríguez Salas). Caso clínico Documenta premiado em 2017 Autor: Marcela Andreetta Hypólitho Orientadores: Dr. Mauro Brandão, Dr. Marcus Vinícius Valentim, Dr. Euclides Berti Passetto. Colaborador: Dr. Rodolfo Mendes Queiroz. Serviços convidados para o do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem de 2017: Santa Casa de São Paulo (Dra. Bruna Allegro); FAMERP - São José do Rio Preto (Dra. Layara Inácio); Documenta - Ribeirão Preto (Dra. Marcela Hypólitho); Hospital A. C. Camargo (Dr. Vinicius Felipe); HC-FMUSP (Dr. Caio Pinheiro); FCM – Unicamp (Dr. Thales Caricati); UNESP - Botucatu (Dra. Ana Patrícia Vieira); Medimagem (Dr. Fernando Martins); EPM - Unifesp (Dra. Anna Carolina de Andrade); Hospital Sírio-Libanês (Dra. Júlia Miranda); Hospital Heliópolis (Dr. Caio Augusto Zachini); Hospital Israelita Albert Einstein (Dr. Eduardo Nunes Fonseca); Hospital do Servidor Público Estadual (Dr. Victor Cartaxo) e HCFMRP-USP - Ribeirão Preto (Dr. Saulo Alves). Além deles, foram apresentados casos das seguintes entidades: Associação Colombiana de Radiologia - ACR (Dr. Carlos Arias); Sociedade Chilena de Radiologia - SOCHRADI (Dr. Rodrigo Inostroza); Federação Argentina das Associações de Radiologia - FAARDIT (Drs. Diego Nicolosi e Muriel Henríquez) e Sociedade Argentina de Radiologia - SAR (Dr. Juan Bernasconi).
Clube Manoel de Abreu de Ribeirão Preto
Os alunos e aperfeiçoandos da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras da Medig - Ensino, marcaram presença no Clube Manoel de Abreu, agora na cidade de Ribeirão Preto - 2018. A cidade é reconhecida em todo país pela qualidade dos seus profissionais na área da saúde. Neste evento que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2018, o Dr. Francisco Bermal Caparroz Neto, do segundo ano de especialização e aperfeiçoamento da Documenta, apresentou um caso de sequestro pulmonar extra-lobar, que é uma anomalia pulmonar não funcionante, sem comunicação com a árvore traqueobrônquica e com irrigação através de vasos extrapulmonares. Os orientadores foram os Drs. Marcus Vinicius Valentin e Mauro Brandão. Outro caso foi apresentado pela Dra Denise Fabri Engracia Mello, também do segundo ano de especialização e aperfeiçoamento da Documenta: Doença de Micropartículas. A artropatia por micropartículas é um termo amplo que engloba diversas reações patológicas nas articulações, ossos ou tecidos moles periarticulares produzidas ou relacionadas a introdução cirúrgica de material metálico, plástico ou cerâmico. O orientador foi o Dr. Mauro Brandão. Com a apresentação destes casos a Documenta e Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez foram muito bem representadas neste importante encontro que tem por objetivos a troca de conhecimento, a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Clube Manoel de Abreu de Marília
Os alunos e aperfeiçoados da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras da Medig - Ensino, marcam presença no Clube Manoel de Abreu de Marília - 2018. O encontro tem por objetivo promover a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos e aulas didáticas. Neste primeiro Encontro de 2018 (16 a 18 de março), a aperfeiçoanda nível 3 da Documenta, Dra Maria Luisa Beneduzzi, ainda se destacou por apresentar um caso raro de Enxaqueca Oftalmoplégica. Este trata-se de uma síndrome rara, que acomete pacientes em que a cefaleia se associa à paralisia do terceiro, quarto ou sexto nervo craniano. Os orientadores foram Dra Cecilia Miyake, Dr Rafael Gouvea e Dr Lucas Abud. Com a apresentação deste caso a Documenta e Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez mostram que a área de educação é de grande interesse para as instituições.
Clube Manoel de Abreu de Campos de Jordão
Os alunos e aperfeiçoados da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras da Medig - Ensino, também marcaram presença no badalado Clube Manoel de Abreu de Campos de Jordão - 2018. A cidade é conhecida como "Suíça Brasileira" e com seu estilo de gastronomia do Velho Mundo é uma das primeiras cidades dos turistas que gostam de frio, chocolates, queijos, vinhos e fondues. É neste ambiente prazeroso que todo ano acontece um dos principais encontros do Clube Manoel de Abreu, que tem por objetivo promover a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos e aulas didáticas. Neste terceiro evento de 2018 (22 a 24 de junho), a Dra Denise Fabri Engracia Mello, do segundo ano de especialização e aperfeiçoamento da Documenta, representou muito bem toda a equipe e se destacou por apresentar um caso de Síndrome de Sciwora. Trata-se de um fenômeno raro, que cursa com sintomas clínicos de uma mielopatia traumática sem características de imagem de fratura ou instabilidade. O orientador foi o Dr. Mauro Brandão. Com a apresentação deste caso a Documenta e Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez mostram que a área de educação é de grande interesse para as instituições.
Clube Manoel de Abreu de Araraquara
Os alunos e aperfeiçoandos da Documenta e da Med - Medicina Diagnóstica, parceiras da Medig - Ensino, marcaram presença no Clube Manoel de Abreu de Araraquara - 2018. O encontro tem por objetivo promover a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos e aulas didáticas. Neste segundo encontro de 2018 (25 a 27 de maio) a Dra Denise Fabri Engracia Mello representou muito bem a equipe e se destacou por apresentar um caso de Doença de Castleman. Trata-se de um fenômeno raro, com incidência maior em adultos jovens e mulheres e que simula anormalidades benignas e malignas em pescoço, tórax, abdome e pelve. Os orientadores foram os Drs Eduardo Febronio, Mauro Brandão e Marcus Vinicius Valentim. Com a apresentação deste caso a Dra Denise Fabri Engracia Mello ainda foi premiada pela Sociedade Paulista de Radiologia. A Documenta e a Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez mostraram que a área de educação é de grande importância para as instituições.
Primeira turma de residência biomédica
A Documenta certificou em 2017 a primeira turma de residência biomédica. Dra. Nathalie Correa Alcântara, Dra. Renata Fernandes Teixeira e Dra. Marieli Fumagali Megda Blascke falam da sua experência. "Convivemos diariamente com a rotina de um centro de diagnóstico com práticas hospitalares e sob a orientação de biomédicos que se preocupam com nosso aprendizado. Nós também acompanhamos exames realizados com anestesia, um procedimento complexo, que acrescenta muito em nossa formação e nos diferencia profissionalmente. Antes de terminar a residência já me sentia confiante e preparada para assumir uma vaga na área de imagem. Saio da residência habilitada e especializada em imagenologia". Dra. Marieli Fumagali Megda Blascke. "Vivenciar todas as etapas necessárias para a realização de um exame de qualidade é fundamental para o desenvolvimento e crescimento profissional. A residência permite nosso envolvimento com a parte assistencial, desde a preparação, posicionamento e atendimento humanizado dos pacientes. Saio formada não só para realizar os exames, mas também com conhecimentos suficientes para gerenciar todos os processos dentro de um setor de radiodiagnóstico". Dra. Renata Fernandes Teixeira. Para quem está procurando novas oportunidade de trabalho, ter uma residência de qualidade no interior do estado é uma importante oportunidade nos dias de hoje. “Sou do interior e enxerguei muitas vantagens nessa novidade. Além de fazer residência num centro de diagnóstico por imagem conceituado, ainda tive a possibilidade de alcançar meus objetivos em uma cidade com custo de vida menor”. Dra. Nathalie Correia Alcântara.
Premiada pela terceira vez em evento do Curso de Atualização Dr. Feres Secaf
A Documenta, parceira na Medig - Ensino junto com a MED Medicina Diagnóstica, foi premiada nas três últimas edições do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem que ocorre durante o Curso de Atualização em Imagem Prof. Dr. Feres Secaf, promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR). O evento tem por objetivo promover a educação e o congraçamento de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos. No Encontro de 2018, o caso apresentado pela Dra. Denise Fabri Engracia Mello ficou em quarto lugar. O caso clínico é de uma doença rara de osteossarcoma parosteal de baixo grau. Trata-se de um tumor proveniente da matriz osteogênica, sendo o tumor ósseo maligno mais comum em pessoas jovens. A particularidade do caso é que a evolução aconteceu de forma arrastada, pois o paciente acompanhou durante sete (7) anos com radiografias de rotina demonstrando estabilidade da lesão até sua ressecção devido ao quadro doloroso. Portanto, o sarcoma parosteal deverá ser lembrado nas lesões ossificadas pedunculadas ao osso, mesmo com um crescimento indolente, porque ele é menos agressivo que o osteossarcoma clássico. Como prêmio o médico recebeu passagem e hospedagem para expor seu trabalho no Congresso Chileno de Radiologia, em Santiago, Chile, evento promovido pela Sociedade Chilena de Radiologia (SOCHRADI). O encontro de 2018 ocorreu com moderação do Dr. Nelson Caserta. A cada ano que passa Medig - Ensino, que conta com a sinergia principalmente da Documenta e MED Medicina Diagnóstica, vem se destacando na área de educação. Caso clínico Documenta premiado em quarto lugar em 2018 Autora: Dra. Denise Fabri Engracia Mello Orientador: Dr. Mauro José Brandão da Costa.
Telerradiologia com especialistas que atuam na área de ensino
Os médicos e professores da Medig - Ensino também atuam na área de laudos diagnósticos à distância, realizados por meio da tecnologia de comunicação on-line, através da MEDIG - Telerradiologia. As interpretações das imagens dos exames são feitas por médicos especialistas em diversas áreas da medicina, muitos com titulações acadêmicas e experiência internacional. A equipe médica da MEDIG - Telerradiologia está sempre aberta à discussão de casos específicos e procura trabalhar estreitando o relacionamento com os médicos solicitantes, podendo inclusive ministrar palestras e participar de conversas informais, nas suas cidades, para aproximar os laudos das necessidades dos mesmos. Ainda, pela Medig - Ensino, oferece cursos para médicos, biomédicos, enfermeiros, tecnólogos em radiologia, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia, todos voltados para a área de diagnóstico por imagem, além da possibilidade de orientação "in locu" com implantação dos principais protocolos.
A Medig é formada por uma equipe de especialistas e profissionais atuantes e reconhecidos em um importante centro de excelência médica, na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo.
(16) 3632-0239
contato@medig.com.br
Av. Costábile Romano, 802
Ribeirânia - Ribeirão Preto, SP
CEP 14096-030
Copyright © 2019 Medig.
Todos os direitos reservados.
Soluções e ensino em diagnóstico por imagem.
Faça sua Inscrição